Composto por praticantes de futsal, o grupo Alegria não poderia mesmo ter outro nome. A descontração é ponto alto desse grupo que se reúne toda segunda-feira à noite no Lindóia T.C. Na primeira parte do encontro, eles disputam duas partidas, envolvendo quatro equipes, enquanto outros colegas preparam o cardápio do jantar. Depois, todos se reúnem para apreciar o prato da noite num clima sempre animado, muitas vezes, com a presença de esposas e filhos.

 

As segundas-feiras são sempre divertidas, mas a turma também se encontra fora do Clube. Todo ano, os integrantes viajam juntos e, em muitas dessas ocasiões, na companhia das famílias. Alguns integrantes também fazem pescarias. O grupo já esteve em várias cidades gaúchas, além de outras no Mato Grosso e na Argentina. O último passeio, em abril deste ano, teve como destino são José do Norte e Rio Grande. Os integrantes realizam ainda festas e convidam os colegas e suas famílias. E participam de jogos amistosos com outras equipes.O Alegria surgiu de uma turma de amigos que jogava futsal no Clube e comemorou, no dia 6 de agosto 2010, 42 anos de fundação.

 

Os integrantes do grupo Koroas jogam futsal, mas eles também gostam muito de praticar o lema “Amizade, Companheirismo e Respeito”. A integração e a alegria entre os participantes são a marca registrada desse grupo que completou 40 anos no dia 11 de novembro 2010.

 

A idéia do grupo surgiu quando amigos jogadores de futsal resolveram praticar o esporte no clube, em 1970. O nome veio um tempo depois, com o intuito de valorizar a experiência dos “veteranos” participantes. Toda terça-feira à noite, os integrantes se reúnem para o jogo e logo depois vão preparar o churrasco, em clima de total descontração. Além disso, a confraria do grupo se encarrega do jantar mensal, quando entram em cena também as esposas, as koroetes. Nessas ocasiões, os casais se encontram para apreciar o prato preparado pelos colegas. Uma viagem no final do ano, principalmente a cidades gaúchas, também faz parte do animado calendário. E tem mais, o departamento de pesca se reúne pelo menos uma vez por ano para a atividade e um dos destinos é a Argentina. O grupo também participa de jogos de futsal no interior do Estado.

 

 

 

No início do ano de 1966 um grupo de amigos reunia-se praticamente todas as tardes por volta das 16 horas, no Laboratório Lutz, na Volta do Guerino, para jogar “moinho”. Adão Pacheco, Cláudio Teixeira e Francisco Macedo não perdiam um encontro. Esta brincadeira foi atraindo outros amigos que trabalhavam e conviviam no mesmo local. Daí alguém deu a idéia de formar-se uma equipe de vôlei. O time se completou com a participação de Clovis Leitão, Haroldo Ziebell, Vican Flores e Gomercindo Carvalho. Esta turma chegou a jogar algumas partidas no União, no Centro Esportivo da Assembléia de Deus e também no clube Lindóia. A disposição e juventude de todos exigia mais, resolveram então montar uma equipe de futebol de salão. Novos amigos juntaram-se formando duas equipes: a Azul e a Vermelha.

 

Fundação propriamente dita:

 

No dia 26 de junho deste mesmo ano aconteceu o primeiro jogo treino na quadra do Parmezan, localizada na rua Jarí. Mas ocorreu um impasse. Havia no mesmo dia uma festa junina no L.T.C. e a esposas estavam acesas para participarem da promoção do clube. O que fazer? Jogar futesal ou ir pular fogueira? A solução encontrada foi escalar o Haroldo para acompanhar as esposas  na festa  enquanto se desenvolvia a partida. Esta quadra onde aconteceu o primeiro jogo era muito rudimentar... Se a bola fosse chutada com muita força, tinha de ser procurada num matagal bem alto circundante. A iluminação nem se fala... era precária suspensa por cabos de aço. Qualquer vento mais forte fazia as luminárias  balançarem modificando o foco de luz. Neste primeiro jogo, com exceção do Haroldo, participaram todos, menos o Cláudio Teixeira que preferiu ficar encostado num poste observando a atuação dos craques  e comparar a sua potencialidade futebolística em relação aos companheiros.

 

Assim o Grupo Liberal estava sendo formado com a participação do Adão Pacheco, Ari dos Santos, Antonio Soares, Clovis Leitão, Cláudio Teixeira, Francisco Macedo, Celimar Fontoura, Gomercindo Carvalho, Haroldo Ziebell, José Alvarez, José Lima, Osvaldo Oliveira e Wilson Pedroso. Neste primeiro jogo a equipe vencedora foi a Azul pelo escore de 17x6, sendo goleadores Ari com 7 gols e Chico com 6.

 

O nome do grupo surgiu em função de que a maioria de seus componentes eram profissionais liberais.  Foi adotado um emblema no qual constava um escudo com três faixas em diagonal, sendo uma superior azul, a intermediária branca onde estava escrito a palavra liberal e a inferior vermelha. Logo depois surgiu outro emblema contendo o símbolo dos profissionais liberais, tendo na parte externa circundante a roda dentada da engenharia e na interna uma combinação dos símbolos da arquitetura, medicina, odontologia e contabilidade.

 

Ainda nesta fase do Parmezan passaram também a fazer parte do grupo os seguintes companheiros: Os irmãos Felipe, Flávio, João Paulo e Julio, Vicente Flores, Cesar David, Enio Bavaresco, Carlos Guanastasio, Enio Hamster, Beto desenhista e Jaci Fernandes. Como a maioria era associado do L.T.C. resolveram insistir junto a diretoria do clube para que fosse construído uma cancha de futebol de salão. O contato com o presidente da época, Sr. Armando Michelsen, foi feito pelos representantes do grupo, Pacheco, Haroldo e Chico.  A diretoria foi sensível ao pedido e reformou a quadra onde existia uma antiga área onde se jogava vôlei (local onde hoje situa-se a piscina térmica).Com o tempo este grupo foi fortalecendo-se e criando uma tradição: além de praticar o esporte, promover passeios e festas com seus familiares. Nesta tempo o objetivo maior das viagens era a disputa de jogos com equipes adversárias e isto acontecia com freqüência não só no Lindóia, mas em cidades como S.Leopoldo, N.Hamburgo, Caxias do Sul, Garibaldi, Bento Gonçalves e até em Pelotas. Ainda hoje o grupo cultiva esta tradição, além do futesal agregou a prática do tênis e jogo de cartas. Mas nunca esqueceu de cultivar a amizade o companheirismo.

Conheça o Clube