Grupo Liberal

 

No início do ano de 1966 um grupo de amigos reunia-se praticamente todas as tardes por volta das 16 horas, no Laboratório Lutz, na Volta do Guerino, para jogar “moinho”. Adão Pacheco, Cláudio Teixeira e Francisco Macedo não perdiam um encontro. Esta brincadeira foi atraindo outros amigos que trabalhavam e conviviam no mesmo local. Daí alguém deu a idéia de formar-se uma equipe de vôlei. O time se completou com a participação de Clovis Leitão, Haroldo Ziebell, Vican Flores e Gomercindo Carvalho. Esta turma chegou a jogar algumas partidas no União, no Centro Esportivo da Assembléia de Deus e também no clube Lindóia. A disposição e juventude de todos exigia mais, resolveram então montar uma equipe de futebol de salão. Novos amigos juntaram-se formando duas equipes: a Azul e a Vermelha.

 

Fundação propriamente dita:

 

No dia 26 de junho deste mesmo ano aconteceu o primeiro jogo treino na quadra do Parmezan, localizada na rua Jarí. Mas ocorreu um impasse. Havia no mesmo dia uma festa junina no L.T.C. e a esposas estavam acesas para participarem da promoção do clube. O que fazer? Jogar futesal ou ir pular fogueira? A solução encontrada foi escalar o Haroldo para acompanhar as esposas  na festa  enquanto se desenvolvia a partida. Esta quadra onde aconteceu o primeiro jogo era muito rudimentar... Se a bola fosse chutada com muita força, tinha de ser procurada num matagal bem alto circundante. A iluminação nem se fala... era precária suspensa por cabos de aço. Qualquer vento mais forte fazia as luminárias  balançarem modificando o foco de luz. Neste primeiro jogo, com exceção do Haroldo, participaram todos, menos o Cláudio Teixeira que preferiu ficar encostado num poste observando a atuação dos craques  e comparar a sua potencialidade futebolística em relação aos companheiros.

 

Assim o Grupo Liberal estava sendo formado com a participação do Adão Pacheco, Ari dos Santos, Antonio Soares, Clovis Leitão, Cláudio Teixeira, Francisco Macedo, Celimar Fontoura, Gomercindo Carvalho, Haroldo Ziebell, José Alvarez, José Lima, Osvaldo Oliveira e Wilson Pedroso. Neste primeiro jogo a equipe vencedora foi a Azul pelo escore de 17x6, sendo goleadores Ari com 7 gols e Chico com 6.

 

O nome do grupo surgiu em função de que a maioria de seus componentes eram profissionais liberais.  Foi adotado um emblema no qual constava um escudo com três faixas em diagonal, sendo uma superior azul, a intermediária branca onde estava escrito a palavra liberal e a inferior vermelha. Logo depois surgiu outro emblema contendo o símbolo dos profissionais liberais, tendo na parte externa circundante a roda dentada da engenharia e na interna uma combinação dos símbolos da arquitetura, medicina, odontologia e contabilidade.

 

Ainda nesta fase do Parmezan passaram também a fazer parte do grupo os seguintes companheiros: Os irmãos Felipe, Flávio, João Paulo e Julio, Vicente Flores, Cesar David, Enio Bavaresco, Carlos Guanastasio, Enio Hamster, Beto desenhista e Jaci Fernandes. Como a maioria era associado do L.T.C. resolveram insistir junto a diretoria do clube para que fosse construído uma cancha de futebol de salão. O contato com o presidente da época, Sr. Armando Michelsen, foi feito pelos representantes do grupo, Pacheco, Haroldo e Chico.  A diretoria foi sensível ao pedido e reformou a quadra onde existia uma antiga área onde se jogava vôlei (local onde hoje situa-se a piscina térmica).Com o tempo este grupo foi fortalecendo-se e criando uma tradição: além de praticar o esporte, promover passeios e festas com seus familiares. Nesta tempo o objetivo maior das viagens era a disputa de jogos com equipes adversárias e isto acontecia com freqüência não só no Lindóia, mas em cidades como S.Leopoldo, N.Hamburgo, Caxias do Sul, Garibaldi, Bento Gonçalves e até em Pelotas. Ainda hoje o grupo cultiva esta tradição, além do futesal agregou a prática do tênis e jogo de cartas. Mas nunca esqueceu de cultivar a amizade o companheirismo.

Conheça o Clube

  1. Últimas Notícias
  2. Mais Lidas

Criançada terá festa para comemorar neste sábado

Brincadeiras, diversão e alegria é o que está programado para a tarde deste sábado, 21...

Leia Mais

Vem aí o jantar de verão da Confraria Lindóia Gourmet

A edição de verão do Jantar da Confraria Lindóia Gourmet, com chopp artesanal incluso durante...

Leia Mais

Liberal realiza evento de interação com a participação das famílias

Uma olimpíada entre os integrantes do grupo Liberal e suas respectivas famílias está ocorrendo de...

Leia Mais

Troca de materiais do filtro poderá deixar água da piscina térmica com aspecto diferente

Em razão de troca de materiais do filtro, nos próximos dias a água da piscina...

Leia Mais

O carnaval chegou: caia na folia no Lindóia Tênis Clube

Muita diversão, máscaras, fantasias, confetes e samba no pé vão dar o tom do carnaval...

Leia Mais

Um cardápio de muitas delícias espera por você na festa de 61 anos do clube

Com pratos de dar água na boca, a noite deste sábado, 5 de novembro, será...

Leia Mais

Vem aí os 61 anos

Na noite de 5 de novembro, você já tem compromisso: a festa de aniversário de...

Leia Mais

Quer dançar em cima do salto? Venha praticar stiletto dance

“Stiletto dance” é a nova modalidade de dança que o Lindóia T.C. oferece. A dança...

Leia Mais