Twitter
Facebook

Gosto pelo mundo da gastronomia, companheirismo e senso de solidariedade. Esses são os principais ingredientes da bem-sucedida trajetória da Confraria Lindóia Gourmet.

 

Essa história começou em 2001, quando Herbert Bencke, então presidente do Lindóia T.C., resolveu reunir um novo grupo de gourmets ligado ao clube. Anos antes, já havia existido uma confraria composta por associados e a ideia era retomar uma iniciativa nesse sentido. A proposta envolvia criar um grupo que representasse o clube, mas que também estivesse aberto para a sociedade, e ele começou a contatar amigos que gostassem de culinária, alguns inclusive que haviam feito parte do projeto anterior. Foi então que um encontro, no dia 18 de outubro, marcou a fundação. Os confrades guardam com carinho um guardanapo de papel no qual foram anotadas as diretrizes iniciais, que delinearam depois o estatuto. O jornalista José Antonio Pinheiro Machado participou da ocasião como convidado especial. Ele preparou um prato e deu dicas aos participantes em relação à nova experiência.

 

Os jantares mensais dos integrantes acontecem sempre na terceira quinta-feira do mês. Nos primeiros anos, eram realizados em diferentes ambientes do clube e, a partir de 2007, passaram a ocorrer no Espaço Lindóia Gourmet. O local foi construído para as atividades da confraria e outros eventos afins, durante a gestão do confrade Ilo Coutinho como presidente do Lindóia Tênis Clube. Com o caixa do grupo, utensílios, móveis e aparelhos foram adquiridos para equipar o espaço. O confrade Gilberto Briance doou um forno e um fogão industriais.

 

Os jantares deram notoriedade à confraria e os integrantes começaram a ser convidados para preparar os pratos de eventos beneficentes. A proposta despertou de imediato o espírito solidário dos confrades e eles passaram a mostrar seu talento gastronômico também em festividades de instituições filantrópicas de Porto Alegre. Em 2005, o grupo começou a preparar o cardápio do tradicional Jantar da Solidariedade, promovido anualmente pelo Rotary­ Club de Porto Alegre Lindóia Passo D’Areia. Todos os anos, os integrantes também marcam presença no Jantar das Nações, realizado em benefício da Cruz Vermelha Brasileira Filial Porto Alegre. O evento, que mobiliza confrarias de clubes no preparo de pratos representativos da cultura de vários países, conta com a participação dos lindoianos há várias edições. Essa dedicação levou o grupo a receber, em abril de 2007, o diploma de sócio benemérito da Cruz Vermelha Brasileira Filial Porto Alegre.

 

Para coroar toda essa trajetória, nos anos de 2006 e 2007, o grupo recebeu o título de “Destaque Gourmet”. A distinção, conferida pela Confraria de Ex-Dirigentes de Clubes Sociais do Rio Grande do Sul, caracterizou-se também como um reconhecimento em função do trabalho social realizado pelos integrantes.